9) Matéria: Mitos e verdades sobre a menstruação

Sexo

A mulher pode transar quando está menstruada?
R: Sim pode mas quem tem que tomar certos cuidados é o homem pois a menstruação é composta de sangue e tecido menstrual descamado que pode conter bactérias e vírus (AIDS, Hepatite) e por isso recomenda-se sempre o uso de camisinha.
Transar menstruada aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis? 
R: Sim aumenta uma vez o sangue é um meio de cultura fabuloso para o crescimento das bactérias e é uma via de entrada importante para o vírus da AIDS.
A mulher pode engravidar mesmo que menstruada?
R: Normalmente neste caso ocorre uma menstruação e alguns dias depois um sangramento por escape hormonal, e que a paciente pensa ser uma nova menstruação, mas não passa de um sangramento no meio do ciclo.
Em outro caso o ciclo menstrual pode ser pequeno e o período fértil se encontra bem no início do ciclo.

 

Cólica

Por que existem mulheres que sentem cólicas e outras não?
R: As cólicas dependem de dois fatores do estreitamento ou afilamento do colo principalmente por sua posição ou por outros tipos de patologias que levam a uma sensibilidade maior local.
Com o pertuito menor o útero faz “mais “ força para expelir o produto da menstruação gerando as cólicas.
Uma doença chamada Endometriose pode ter implantes nas paredes do útero causando “feridas” que podem doer quando da contração para expelir a menstruação.
É verdade que comer manga quando está menstruada provoca um aumento no fluxo sanguíneo?

É verdade que comer peixe quando está menstruada provoca um mau cheiro?
R: não existe nenhuma relação com alimentação o cheiro mais forte da menstruação ocorre das bactérias presentes que se forem em grande número podem levar a uma infecção local.

O que é recomendável comer nos dias em que se está menstruada?
R: normalmente não se restringe a alimentação das pacientes mas aquelas que tem TPM devem evitar tomar café, coca-cola, chás etc. pois essas substâncias são estimulantes e podem agravar o processo.
 

TPM

Por que a mulher tem TPM?
R; A tensão Pré Menstrual (TPM) é um distúrbio neuro-vegetativo que gera sintomas na mulher no período menstrual. Existem vários graus dependendo da mulher. A partir de que idade a mulher começa a sentir essa tensão?
R: Varia de mulher para mulher algumas já tem sintomas no início dos ciclos menstruais e outras apresentam os sintomas de pois de adultas.
Quais os sintomas da TPM?
R: De um modo geral se caracterizam por labilidade de humor, tendência à depressão ou excitação, distúrbios do sono, ondas de calor (raras), que levam a mulher a um estado de irritação constante.

O que pode aliviar a TPM?
R: Exercícios nessa época, atividades sociais, evitar certos alimentos (cafeína), podem se usar vitamina B6, e em alguns casos administrar hormônios e diuréticos, além de calmantes. Os hormônios refazem o equilíbrio hormonal ideal dessa fase e os diuréticos eliminam o excesso de hormônios do corpo.

Pílula Anticoncepcional

O uso prolongado da pílula anticoncepcional causa infertilidade?
R: Toda pílula deve ser de fácil uso, barata, efetiva, reversível  e sem efeitos colaterais. Durante seu uso existe um bloqueio hormonal e se seu uso for prolongado esse bloqueio pode interferir na produção de óvulos no futuro levando a uma infertilidade.
Precisa-se “descansar” durante alguns meses quem toma a pílula durante um ano?
R: sim se recomenda que haja um mês de descanso para que o ovário volte a funcionar normalmente a cada pelo menos 6 meses ou a cada ano.
A pílula engorda?
R: A pílula é composta de dois hormônios o Estrógeno e a Progesterona. O primeiro faz reter líquido no corpo e a segunda acelera o metabolismo preparando o corpo para uma gravidez. Na primeira fase pode ocorrer uma pequena retenção líquida e na segunda fase do ciclo aumenta a fome.
Mas de um modo geral o ganho não deve ser excessivo pois as pílulas modernas tem microdoses e portanto não são suficientes para engordar tanto como as pílulas da primeira geração que continham altas doses de hormônios.

 

Voltar ao Menu Mídia Próxima Página

Clínica Fertilis - Rua Marcelino Soares Leite, 33 - Trujillo - Sorocaba-SP - CEP: 18060-390 - Brasil
Fone/Fax: +55 (15) 3233-0708 / (15) 3233-0680 / (15) 3233-0279